segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

JOGOS MILITARES 2011

O Esporte Integrando Militares e Civis pela Paz

Após quatro edições, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os 5º Jogos Mundiais Militares – os Jogos da Paz, Rio 2011. Promovido pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), visa desenvolver as relações entre as Forças Armadas dos países em nome da amizade, da solidariedade e contribui para um desenvolvimento harmonioso do militar. Ações que são baseadas na marca principal do CISM: “A amizade através do Esporte”.

O Ministério da Defesa e as Forças Armadas brasileiras têm a responsabilidade de organizar e realizar os 5º Jogos Mundiais Militares, evento que acontece a cada quatro anos, sempre no ano anterior aos Jogos Olímpicos. É a primeira vez que o continente americano sedia os Jogos e, seguindo o objetivo do Conselho, terá nessa edição o slogan: “Os Jogos da Paz”. As competições que serão disputadas de 16 a 24 de julho de 2011 contarão com a presença de seis mil atletas de 110 países.

O CISM foi criado logo após o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1948, e surgiu dentro de um espírito pacifista e de integração das nações. A entidade congrega 133 países-membros reunindo mais de um milhão de atletas militares ao redor do mundo, sendo a terceira entidade desportiva do planeta.
A primeira edição dos Jogos Mundiais Militares foi realizada em Roma, Itália, em setembro de 1995, celebrando os 50 anos do fim da 2ª Guerra Mundial. A segunda edição foi em Zagreb, na Croácia, em 1999. Os Jogos voltaram para a Itália, em 2003, em Catânia. A última edição foi realizada em Hyderabad, na Índia, com sete mil militares de 101 países disputando 17 esportes.

Os Jogos da Paz terão um total de 20 esportes, sendo 15 olímpicos: atletismo, boxe, basquete, esgrima, futebol, hipismo, judô, natação, pentatlo moderno, taekwondo, tiro, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia. Já os esportes militares serão cinco: orientação, paraquedismo, pentatlo naval; pentatlo militar e pentatlo aeronáutico.
A infraestrutura esportiva e de apoio, a ser usada nos Jogos, aproveita os meios e a experiência da cidade do Rio de Janeiro. Algumas das principais praças esportivas da cidade, que foram utilizadas no Pan Rio 2007, abrigarão competições dos Jogos Rio 2011, como o Estádio João Havelange, o Parque Aquático Maria Lenk, o Ginásio do Maracanãzinho e o Centro Nacional de Hipismo, entre outros.
Para abrigar as delegações, estão sendo construídas três Vilas de Atletas Militares. A Vila Branca em Campo Grande com capacidade para 2.358 atletas, a Vila Verde em Deodoro, com capacidade para 2.436 e a Vila Azul que poderá hospedar até 2.396 pessoas. Após os jogos as habitações serão transformadas em residências para militares das três Forças. A Vila Verde será reutilizada nos Jogos Olímpicos de 2016.
A alegria do povo carioca, a determinação do atleta militar, a confraternização entre as nações e o espírito olímpico serão os ingredientes dos 5º Jogos Mundiais Militares - os Jogos da Paz – que indicam, desde já, a certeza de mais um sucesso na capacidade brasileira de realizar grandes eventos.